Lifestyle

Sobrevivendo ao Clima Seco do Centro Oeste

desert-279862_960_720

Quem me acompanha no Twitter e no Instagram já deve estar cansado de me ver falar sobre como tem sido difícil lidar com o clima seco que tem feito aqui no Centro Oeste do Brasil.

Durante os meses de agosto, setembro e outubro a seca toma conta da região central do país a ponto praticamente não dar para respirar. Acontece sangramentos nasais, tosse, coceira na garganta e extrema dificuldade para respirar.

Como me mudei para o Mato Grosso no primeiro trimestre do ano não sabia de nada disso. Na verdade eu nunca tinha vivido algo parecido para ter a noção dos cuidados que eu precisaria ter quando a umidade caísse abaixo de 60% e no caso de Rondonópolis estamos apenas com 15% de umidade durante o dia o que é muito pouco e desconfortável para todos, mas principalmente para quem, assim como eu, é alérgico a poeira.

Em Juiz de Fora a umidade era alta, em torno de 85% nessa época, então vocês podem imaginar o sufoco que tenho passado aqui, tanto que nesse semana passada fui parar no hospital pois parei de respirar e minha pressão caiu. Depois de recuperada e tudo certo, decidi fazer uma listinha básica de cuidados que é importante ter quando se está em regiões secas, seja para morar ou até mesmo para visitar.

Beba Água

bottle-2032980_960_720

Beba o máximo de água que você conseguir, ainda assim, certamente não será o suficiente.

Um risco enorme que se corre quando se trata de seca é a desidratação, por isso beber muita água ajuda o corpo a manter seus níveis de água do corpo normais já que além do clima seco, o calor é intenso e é inevitável a perda de líquido através do suor e do ressecamento da pele.

Use Umidificador de Ar

umidificador-de-ar-Copia

O umidificador de ar ajuda a repor a umidade ausente no ambiente e é ainda mais importante quando o uso do ar condicionado é constante por causa do calor. Use principalmente para dormir e se você não tiver como comprar um, pode usar bacias de água e toalhas molhadas espalhadas pelo ambiente.

Mantenha Mucosas Hidratadas

Poisoned-With-Visine-Eye-Drops

Além de beber muita água, é também importante pingar bastante soro fisiológico nos olhos e no nariz. O colírio, mesmo os mais simples de lubrificação só deve ser utilizado de acordo com prescrição médica, porém o soro fisiológico ajuda a evitar que as vistas fiquem embaçadas e ardendo devido seu ressecamento e o mesmo acontece com o naris. Além de ajudar na respiração, lubrifica as vias nasais e ajuda a aliviar a sensação de secura.

Cuide de Sua Pele

Como-hidratar-rosto-e-corpo-005

Seja com cremes hidratantes, com óleos corporais ou com a simples vaselina mesmo, o importante é manter a pele bem cuidada e livre das rachaduras e ressecamento provocadas pela desidratação das mesmas.

Manere no Sal

sal1

O sal naturalmente já faz com que retenhamos mais líquidos sugando a água das células podendo levar a um aumento da pressão arterial, no tempo seco isso é potencializado, já que estamos mais expostos a uma possível desidratação natural provocada pela falta de umidade no ar. Por isso é importante diminuir a quantidade do consumo de sal nos alimentos preparados em casa e evitar comer fast foods e alimentos processados, onde os alimentos tem uma carga de sódio mais elevada.

Faça Nebulizações

 

conj-todo-mascaras-mangueiras-copinho-2014-jpg

Se mesmo com todos os cuidados acima você ainda achar que sua respiração está sendo prejudicada, faça nebulizações com soro fisiológico cerca de três vezes ao dia e você perceberá uma grande melhora.

E não é necessário ir até o hospital para fazer as nebulizações. Nesta época a maioria das farmácias fazem até promoção de aparelhos para inalação e nebulização domiciliar e o preço (que nem é lá muito alto) vale cada centavo quando o assunto é respirar melhor.

 

Bem, são muitos os cuidados que se deve ter quando se mora em um local com clima seco e não vou dizer que mesmo fazendo tudo isso fica fácil porque não fica. Eu sou bastante alérgica e estou tendo muita dificuldade para lidar com isso, mas como tudo na vida, espero me acostumar uma hora e com a ajuda desdes cuidados que listei acima não sentir tanto como sinto.

Este post eu fiz com a intensão de ajudar àqueles que, assim como eu, não sabem que cuidados como estes podem mudar nossa rotina e ajudar a enfrentar esses três meses difíceis do ano aqui no centro oeste. Espero ter dado um luz a alguém.

Beijo grande, Carolina.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s