Viagem

Como é morar em Juiz de Fora – MG?

Agora que me mudei para outra cidade e que sei que minha vida futura será de muitas outras mudanças, achei bem interessante fazer um post sobre a cidade que morei por último. Falar um pouco sobre como ela é, o que me atraiu, os pontos positivos e negativos e mais alguma coisa que me chamou atenção durante minha estada. Tudo de acordo com meu ponto de vista, claro.

Pode ser um tanto irrelevante para alguns , pois sei que tenho leitores que são de Juiz de Fora e outros que conhecem a cidade, mas pensei em fazer este post para aqueles que ainda não conhecem ou nem nunca ouviram falar de JF.

1280px-Bandeira_de_Juiz_de_Fora.svg

Pra começar, JF é uma cidade do interior de Minas Gerais de tamanho médio com cerca de aproximadamente 560.000 habitantes que faz divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Como nasci e fui criada lá, meu sonho sempre foi me mudar pra uma cidade maior tipo SP ou BH, mas o tempo foi passando e eu fui entendendo o quanto JF é uma cidade boa para se viver. Lá têm-se uma boa qualidade de vida considerando outras cidades que já conheci. O custo de vida (que eu sempre pensei que fosse altíssimo) nem é tão alto assim para o padrão da cidade. Estamos pertinho da capital Carioca (menos de 2h de carro). O clima da cidade, apesar de ser ruim para quem tem rinite (como eu), é bom, pois faz frio e calor em curto espaço de tempo. Antes eu achava isso péssimo, sair de casaco de manhã, usar camiseta a tarde e voltar a colocar casaco a noite, mas hoje vejo que é uma boa forma de utilizar em nosso guarda roupas (rs) e é sempre melhor ter um clima variado do que um clima constante de só frio ou só calor. Também estamos rodeados de cidades bacanas e ótimas para passear, passar um feriadinho ou fazer um bate a volta no mesmo dia (Petrópolis, Teresópolis, Tiradentes, São João Del Rei, entre outras). Em JF tem tantas faculdades que o MEC proibiu a cidade de abrir qualquer outra já que a cidade estava virando um mercado universitário ao invés de uma cidade. A comida Mineira é a melhor que tem (modéstia parte) e em JF come-se muito bem, pois há grande variedades de restaurantes e na parte de entretenimento a cidade também não fica pra trás. Existem algumas boates, vááários bares e ocasionalmente são promovidos shows famosos, isso sem tirar os shoppings, clubes, cinemas e ações promovidas pela galera mais envolvida com a cidade.

Lá também tá rolando essa “geração fitness” e quase todo fim de semana rolam corridas promovidas por academias ou entidades, além de ter a campus da Universidade Federal de Juiz de Fora que é excelente para a prática de exercícios físicos. Academias também não faltam, tem pra todos os gostos e bolsos.

FotoCidade

Em resumo, é uma cidade que tem praticamente quase tudo o que se precisa.O que não dá pra resolver lá, o Rio está ali do lado e BH também não fica muito longe.

Entre os pontos negativos estão o intenso trânsito que tem se tornado mais infernal e insuportável a cada dia.Não temos metrô ou sequer uma estação de ônibus com bilhete único e o preço da passagem só sobe a cada dia. O fato de que o aeroporto regional da cidade fica em outro município que, apesar de pertencer a JF, leva-se uns 45 minutos para chegar até ele e os voos são realizados em apenas dois horários por dia (não sei como está agora já que não estou mais morando lá e não tenho notícias do aeroporto há um bom tempo). Os inúmeros radares e lombadas que a cidade tem adicionado cada vez mais. O péssimo histórico político que carregamos (quem não se lembra do antigo prefeito Alberto Bejani que foi preso e passou até no jornal nacional?). E pra mim, uma das piores coisas que JF poderia nos proporcionar: apesar de ser uma cidade de porte médio, Juiz de Fora é um ovo de codorna e coincidentemente todo mundo conhece todo mundo. É impossível sair a noite e não encontrar sequer um conhecido, ex de uma amiga ou alguém com quem já estudou. Isso não é lá muito bom se você pensar que qualquer fato pode se tornar uma grande fofoca…

Fora isso, eu poderia passar o dia todo aqui listando pontos fortes e fracos de JF, mas toda cidade tem seus altos e baixos. Quando saí de lá e vim morar em outra cidade percebi a enxergar minha cidade natal com um pouco mais de carinho já que fica aquela lembrança saudosa e gostosa na mente.

Sem título

Não considero uma cidade ruim para criar seus filhos ou passar sua aposentadoria, só não a vejo com um bom campo de trabalho já que a maioria da população são estudantes e aposentados. No mais, é gostoso viver lá e não me arrependo de ter passado meus 30 anos morando lá.

Se alguém que estiver lendo este post se lembrar de algo e quiser acrescentar, me deixe comentários. Sempre tem coisas que a gente esquece se comentar e eu com certeza devo ter esquecido de várias.

Então é isso! Beijos e beijos, Carolina.

 

Fotos: PJF e UFJF.

Anúncios

56 comentários em “Como é morar em Juiz de Fora – MG?

  1. Vale lembrar que temos o Museu Mariano Procópio, que foi o primeiro museu do estado de Minas Gerais, criado em 1915 e com mais de 50.000 peças.
    Muito lindo e vale a pena visitar.

    Curtir

  2. Resido em Itatiaia, interior do RJ. Gostaria de me mudar para Juiz de Fora. Sou Psicóloga. Tem campo de trabalho na minha área? É aconselhável uma mudança para lá? Aqui está difícil arrumar emprego.
    Desde já agradeço a atenção.
    Patrícia

    Curtir

    1. Oi Patrícia! Não conheço o campo de trabalho para psicologia, mas acredito que, assim como os demais campos, também está bem difícil.
      Particularmente não acho JF uma cidade fácil para encontrar um bom emprego e a faixa salarial de lá também não é lá essas coisas.
      É como eu disse, uma cidade dominada por estudantes e aposentados, com isso, não faz o dinheiro girar.
      Em relação a se mudar pra lá, só se for pela qualidade de vida que JF oferece, no mais, não é uma cidade com grandes atrativos ou sequer com um campo empresarial extenso… Isso, claro, diante do meu ponto de vista.
      Beijos e beijos!!!

      Curtir

    1. Olá!
      Bem, o aluguel depende exatamente da região que você pretende morar e como Juiz de Fora é uma cidade relativamente grande, é difícil dizer qual é o melhor bairro, pois depende da sua necessidade. Se você quiser uma região mais central, com bastantes opções de comércio eu indico bairros como o centro, São Mateus, Alto dos Passos, Cascatinha… Mas se prefere bairros de poder aquisitivo maior tem o Bom Pastor, São Pedro (muitos condomínios), Estrela Sul…
      Espero ter te ajudado. Beijos

      Curtir

  3. Carolina, sou de Petrópolis, pertim..rsrsr (como diz o mineiro), aqui também o campo de trabalho não é lá essas coisas. Sou advogada (acho que aposentado e estudante alguma hora precisam da gente…rsrsrs) e estou montando uma corretora de seguros (que pode atender em âmbito nacional), estou indo com minha filha de 05 anos e vi bons colégios. Imóveis com valores tanto para compra como aluguel com qualidades e valores melhores que aqui em Petrópolis. Bem, vou na maior insegurança, principalmente pela questão trabalho. O que está me animando é mesmo o custo de vida e o valor do imóvel que escolhi (Bairro São Mateus, parece um bom bairro, né?!) e o nível de ensino. Mas fico temerosa pela questão do trabalho. Que dúvida!!!!

    Curtir

    1. Olá!
      O bairro São Mateus é um ótimo bairro, bem central e com um comércio ótimo. Tem boas escolas infantis, inclusive nesse mesmo bairro e é uma cidade com uma boa qualidade de vida e o custo de vida não muito alto.
      Eu sou suspeita em falar sobre campo de trabalho, pois não acho ruim em JF, mas tem boas empresas, várias opções… O nível salarial que deixa bastante a desejar, mas não se apegue por minhas experiências, essa coisa de emprego é sorte e inteligência né, rs.
      Beijos

      Curtir

  4. Boa noite, Carolina! Saí do RJ (capital) com minha mulher e filha de 2 anos e vim morar em Petrópolis por conta da violência. Entretanto, apesar da relativa tranquilidade da cidade, ela não se mostra um lugar bom para investir. Trabalho no ramo de manutenção automotiva e vejo que mesmo trabalhando muito não terei o retorno desejado. Não tenho NENHUMA vontade de voltar para o Rio. Enfim, minha pergunta pra você é sobre os índices de violência. Você consegue traçar uma comparação entre JF e o Rio? Você tem conhecimento sobre o Rio pra me falar como é o quesito “violência” em JF? Desde já, obrigado pelas dicas no Bolg. Sempre ajudam 😉

    Curtir

    1. Ola Ricardo! Bom, pra começar, JF é uma cidade que não tem nem uma vírgula da quantidade de habitantes do RJ e isso já torna a cidade mais tranquila. Como eu disse, é uma cidade que tem sua maior população entre jovens estudantes e apresentados, o que também eleva o nível de qualidade de vida. Tenho um amigo que se mudou há três anos do Rio pra JF a fim de criar seus 4 filhos e não se arrependeu. Mas em relação a retorno financeiro, eu não sei se você ficaria satisfeito, pois acho que em JF o dinheiro não circula bem.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço.

      Curtir

    1. Olha, depende bastante da área. Na área administrativa, que é a minha, acho difícil, apesar de ser bem ampla. Casas para alugar não é difícil, o difícil é conseguir uma boa moradia em um bom lugar por um bom preço. Os aluguéis são bem altos em JF sim, por se tratar de uma cidade universitária. Beijos

      Curtir

  5. Bom dia Carolina, estou pensando ir morar em Juiz de Fora após me aposentar. Gostaria de saber sobre segurança pública, pois meu objetivo maior é ter liberdade para viver numa cidade sem medo.

    Curtir

    1. Olá Ana! Então, o que eu mais gosto em JF é poder viver sem medo de ser assaltada o tempo todo. Violência, assalto, roubo, tem em todo lugar, mas ainda considero Juiz de Fora uma cidade bem tranquila, comparada às outras que conheço, para morar. Lá não tenho medo de usar celular na rua, andar com a bolsa pendurada no ombro e sair à noite de carro. Claro que tudo depende do lugar que você for morar e onde frequentará.
      Beijos

      Curtir

  6. Morei em Juiz de fora por quase 8 anos, dos 17 aos 25, hoje tenho 35 e moro a 10 anos em BH, me mudei de jf por causa de emprego, mas amo JF, nesse momento estou na cidade venho aqui passear de 4 a 5 vezes no ano, meus pais residem aqui, minha pergunta se eu voltaria pra jf mas ja me acostumei com BH, juiz de fora pra mim agora é só para passeio, entretanto se eu conseguir passar em concurso ou arrumar um emprego que o salário seja maior que o meu em uns 30% quem sabe eu volte, no mais deixo minha opinião sobre JF, uma cidade aconchegante e boa ora se morar.

    Curtir

  7. Oi Carolina, tudo bem? Nossa, adorei encontrar o seu blog, já pesquisei sobre JF algumas vezes e tudo o que eu encontrava eram matérias relativamente velhas. Foi muito bom o resumo sobre seu ponto de vista da cidade. Na verdade, tudo o que já li a respeito dela, falava basicamente isso que vc descreveu mesmo. Perguntei pra várias pessoas nesses fóruns do facebook sobre JF e todas me falaram mais pontos positivos, só umas duas pessoas que chegaram a comentar que o juiz forano (não sei se é assim que fala) é muito metido e se acha “carioca”, que é difícil fazer amizade. Olha… eu, particularmente, não levei essa crítica a sério, porque não consigo acreditar que existem mineiros chatos, vocês têm uma fama muito boa em todo o Brasil haha claro que tem lá suas exceções, mas acho difícil uma cidade mineira ser considerada ruim de morar por conta do povo. Enfim, queria saber mais sobre o clima tb, se chove muito (tipo todos os dias), ou se as estações são bem definidas. Ah, a questão do aeroporto é meio chatinha né.. É mais viável ir para o RJ e de lá pegar um ônibus até JF. Aliás, as estradas são boas? as vias são aquela duplicadas?
    Uma coisa que eu tenho curiosidade também é saber se a cidade morre nas férias/feriados, porque como ela é bem universitária, os estudantes devem ir pras suas casas e ai os bares e baladas devem dar uma boa esvaziada.
    Eu moro no Mato Grosso, estou com muita vontade de mudar para lá desde o ano passado, mas além dos meus pais estarem me bloqueando um pouco, eu fico com medo de não encontrar emprego. Eu sei que a crise econômica está geral no país e conseguir trabalho pode ser fácil/difícil para qualquer um, em qualquer cidade.. vai muito de sorte também. Mas por JF ter essa “fama” do dinheiro não circular muito e os salários serem baixos, isso me desmotiva um pouco a encarar esse desafio de pegar minhas malas e cair no interior de MG. Confesso que no fundo, algo me diz para eu fazer isso, mas o peso da razão x emoção me deixa confusa. O lado bom é que não tenho filhos, nem namorado, o que me dá um gás a tentar e arriscar a vida.

    Curtir

    1. Olá Karol, que bom que meu post te ajudou um pouco. Vou tentar de ajudar em mais algumas questões.
      Nós Juizforanos temos mesmo fama de carioca do brejo pq estamos bem mais perto da capital do Rio de Janeiro do que de BH, mas não considero o pessoal metido por isso não, inclusive desmentimos quando somos chamados de cariocas, rs.
      O clima de JF é uma confusão só. Tem dias que parece que fazer as 4 estações no mesmo dia, então é sempre bom levar casaco e sombrinha por mais calor que possa estar. Como eu estou morando no Mato Grosso o que posso te dizer é que você vai sentir muita diferença no clima sim. JF é extremamente úmido, o que não é lá muito bom pra quem é alérgico. Em compensação, a pele agradece, pq não fica tão ressecada como aqui no MT. As estradas para JF são boas sim. A BR040 que liga JF ao Rio é ótima, pq é privatizada.
      Em feriados e férias dá uma boa esvaziada sim, mas não chega a morrer pq é a cidade maior da ragião, então sempre tem uma galerinha animada nos barzinhos, só o carnaval e ano novo que realmente não sobra um. Emprego eu acho complicado. Você até encontra empregos, mas a base salarial é baixa, então esse eu considero um ponto negativo de lá, mas sempre tem pessoas que conseguem bons empregos e o custo de vida de lá não é excessivamente alto, o que equilibra as coisas.
      Acho que se você tem vontade de ir, vai! Eu vim pro MT com a cara e a coragem, mas Minas está no meu coração…
      Espero ter ajudado.
      Beijos.

      Curtir

  8. Nossa, que coincidência vc vir pro MT e eu sair do MT pra ir pra MG hahaha vc está morando em qual cidade daqui? Putz mas então, essa coisa do emprego é o maior defeito da cidade né, ninguém quer ir pra um lugar que não ofereça boas oportunidades, hoje em dia a vida já tá tão difícil pra gente acabar indo pra uma cidade que pode dificultar ainda mais… Uma pena porque, apesar de não conhecer pessoalmente, eu gosto de JF, tudo que já li me agradou muito.. Fora que é do ladinho do RJ, que eu amo!
    O padrão de vida das pessoas lá é como? Em sua maior parte é classe alta, média… ou bem variado?
    Ah, uma outra dúvida Carol, o que move a economia da cidade? (meio perguntinha de vestibular né kkk) porque tipo, no MT muitas cidades o forte é a agropecuária né e não indústrias/empresas e tal..

    Bom.. agradeço muuuito a sua atenção e paciência por me contar mais sobre JF! =))

    Curtir

    1. O padrão de vida é bem variado, mas em sua maioria classe média. JF é uma cidade de negócios, não temos turismo lá, então temos empresas de diversos setores, hospitais, shoppings, mas nada fortemente definido como o setor agropecuário daqui. Uma cidade urbana de MG que é movimentada como outra qualquer. Acredito que vai gostar sim. Deveria ir lá para conhecer e ver se você se adapta, principalmente com o clima.
      Beijos

      Curtir

  9. Carol, boa tarde.
    Li seu blog e todos os comentários acima do meu! rsrsrs
    Atualmente moro em São Lourenço – MG (cidade linda e boa, porém não muito boa a nível de empregos), estou pensando em para JF por se mais próximo do Rio de Janeiro (minha terra natal).
    Sou da área da informática. Sabe alguma coisa com relação ao mercado de trabalho para esta área lá? Tem alguma indicação de nomes de empresas de JF que seria interessante enviar o curriculum?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraços.

    Curtir

    1. Olá Ana Paula.
      Infelizmente para uma área específica assim que não tenho muito conhecimento eu não sei te ajudar. Mas o que posso dizer é que a vantagem de JF é que tem muitas empresas grandes e estas normalmente tem seu próprio departamento de TI. Hospitais, universidades, indústrias, supermercados, bancos…
      Lá a gama de opções é bem grande já que a cidade é maior que São Lourenço (cidade linda por sinal, eu conheço, rs).
      Espero ter ajudado. Beijos.

      Curtir

  10. Oi Carolina, meu nome é Christiane. Moro no RJ e tenho dois filhos pequenos. Eu e meu marido estamos pensando muito em nos mudarmos para Juiz de Fora, principalmente devido à violência no RJ (que esta fora de controle) e por ser mais perto d RJ. Como é a parte de violência em Juiz de Fora, assaltos na rua? Os carros podem circular com vidro aberto, voce pode falar no celular andando na rua? Fomos conhecer a cidade e não vimos quase nenhum morador de rua e garotos rondando as pessoas, como temos aqui aos montes. Obrigada bjs

    Curtir

    1. Olá Christiane!
      Eu sou suspeita de falar sobre a segurança de JF porque amo essa parte de lá.
      Bom, eu considero Juiz de Fora uma cidade bastante segura. Nunca fui assaltada e nem nunca passei por situações em que me senti coagida ou preocupada. Claro que toda cidade tem malandros com locais e horários que se deve ter mais atenção e cuidados. Mas de um modo geral, andamos de carro com vidros abertos, falamos no celular andando nas ruas e saímos a noite sem muitas preocupações. Realmente não tem tantos moradores de rua assim, graças a Deus e garotos rodeando em locais mais centrais eu nunca vi. Tudo depende do bairro que vai escolher morar lá, mas no geral é bem tranquila sim. Crio que irão gostar. Boa sorte!
      Beijos.

      Curtir

  11. Sou nascida e criada em Santos e há algum tempo namorei um rapaz de JF e portanto acabei conhecendo a cidade, resumindo, o namoro acabou, mas ficou uma paixão por JF, e olha que já conheci inúmeras cidades no Brasil, conclusão: Estou me organizando para viver nessa linda cidade logo no início de 2018.
    Quanto ao custo de vida, pesquisem em Santos pra vcs verem a diferença, comecem pelos valores de aluguéis, um absurdo !!!
    Obs: A festa alemã no bairro borboletas e aquele mexidão, Jesus!!!! Ô trem bão kkkk
    Bjkssss

    Curtir

  12. Achei seu texto maravilhoso! Deu pra ter uma idéia geral de como é a cidade, se Deus quiser, mês que vem estarei me mudando pra Juiz de Fora. Achei a cidade muito bonita, não vi mendigos nas ruas (só em 1 Praça, mas qual cidade n tem ne?) Meu esposo trabalha na farmácia Drogasil, no Mariano Procópio, tem alguma escola infantil particular naquela região? Algum clube legal pra criança frequentar? Obrigada! Abraço!

    Curtir

    1. Oi Natália! Certamente tem escolas infantis por perto sim. Não vou saber te indicar certinho uma pq não tenho filhos e não conheço muito dessa área. Club em JF tem alguns bons sim. O Clube Bom Pastor, cascatinha, dom Pedro…
      Fiz um vídeo sobre JF mais detalhado. Se tiver interesse, dá uma olhada nas minhas postagens mais recentes.
      Beijos

      Curtir

  13. Adorei estou pesquisando sobre la gostei do texto todo ,
    tenho uma pergunta
    trabalhamos na area de bolos caseiros ,(fabrica de bolos) estamos querendo ir pra la ,vc ver muito desse negocio por la ? na sua opinião daria pra gente viver bem la nesse ramo ? qual seria um lugar bom para abrir esse tipo negocio /?
    ja agradeço bjosss
    obrigada .

    Curtir

    1. Ola Sunara!
      Então, não conheço a fundo o ramo, mas sei que é uma área crescente que vem ganhando espaço em JF principalmente pelas novas lojas especializadas que venho visto, mas não sei como seria seu foco (Festas, cafés, etc). Mas aconselho você a ir até lá e conhecer tudo de pertinho.
      Beijos

      Curtir

  14. Ei Carolina, estou querendo prestar vestibular na Suprema. Gostaria que me informasse qual bairro seria melhor para alugar um apt. Que fosse próximo da faculdade, que possuísse comercio próximo, pois como nao tenho carro, preciso de supermercados, Farmacia, lojas por perto.

    Curtir

  15. Oi Carolina ! Estive nesse feriadão passado em JF, minha amiga e o marido queriam muito que eu conhecesse, fiquei encantada pela cidade e atraída pelo custo de vida, conheci vários lugares e senti que a cidade tem mesmo qualidade de vida. Eu estou próxima para me aposentar e minha filha também gostou e estamos decidindo porque ela quer estudar e me parece que JF tem ótimas faculdades; o único porém, que entristeci foi sobre o clima; somos alérgicas, mas eu sou muito mais que minha filha. Mas não quero ver isso como obstáculo e sim como uma barreira que irei transpassar, com muita fé em Deus! Muito linda e aconchegante sua cidade!!! E você muito atenciosa com todos, obrigada!

    Curtir

  16. Oi Carolina, bom dia !!! Escrevi ontem, mas não perguntei o principal. Quais os melhores bairros, com preços não tão altos para aluguel? Em relação à empregos, você acha que é difícil conseguir vagas em escritórios? Deve ter sites de vagas de emprego, você poderia, por favor, informar algum de JF? Estamos estudando as possibilidades de mudarmos de cidade, vimos em JF a oportunidade para que minha filha faça a faculdade, entretanto, precisamos pensar bastante ! Desde já agradeço a sua atenção.

    Curtir

    1. Olá Marcia.
      Me desculpe pela demora em te responder. Acabei de voltar de uma viagem.
      Então, estou por fora dos preços de alugueis em JF, mas tudo depende do tipo de imóvel você está procurando. Se é casa, apartamento, com garagem ou sem… isso tudo influencia. Os bairros mais centrais são Paineiras, São Mateus, Bom Pastor, Grambery, Alto dos Passos, Manoel Honório, mas não sei mesmo sobre os imóveis específicos para estes bairros. Em relação ao clima, é bem complicado mesmo, eu sou super alergica e passo aperto uando estou em JF, mas tudo a gente se adapta. Tem o site JF Empregos, o Sine e no site das próprias empresas costuma ter um espaço para vc cadastrar seu currículo.
      Há pouco tempo eu fiz um post com um vídeo mais detalhado sobre a cidade. Você pode dar uma olhada clicando aqui:
      https://bycarolinafabris.com.br/2017/08/21/como-e-morar-em-juiz-de-fora-video/
      Espero que ajude.
      Beijos

      Curtir

  17. Carolina adorei seu post! Recentemente descobri que tenho um parente na cidade e a vontade de morar aí cresceu.
    Parece ser uma cidade incrível pra estudo comparada à minha (Macaé).
    Até tentei morar no Rio, mas não me adaptei, enfim queria saber se aí é bom pra trabalhar também?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Melissa, essa pergunta é difícil responder pq o país todo está passando por crise e eu atualmente não moro mais em JF, mas de todo tempo que morei lá posso te dizer que o mercado de lá não é dos mais fáceis, mas pra quem é bom, emprego sempre tem em qualquer lugar né?!
      Beijos

      Curtir

  18. Olá Carolina! Muito bom encontrar seu post, pois passei num concurso na UFJF e estou me mudando pra JF e nao conheço absolutamente nada.
    Estou com uma preocupação e se vc puder ajudar agradeço! Me caso ano q vem e meu noivo provavelmente vai trabalhar na UFF de Petrópolis. Você sabe dizer se é tranquilo morar em JF e trabalhar em Petrópolis??? Estou bem preocupada com esse trajet diário. Desde ja te agradeço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Laís!
      Eu trabalhei com um rapaz que morou lá trabalhando em JF e fazendo o trajeto por um ano. Ele dizia ser tranquilo, mas não nego que deve ser cansativo já que a estrada para a serra é chata. No meu caso eu alugaria uma casa bem simples lá para os dias de semana e viria para JF nos finais de semana. Além de ser uma alternativa mais segura, é também econômica, pois para chegar à Petrópolis tem alguns pedágios.
      Um abraço!

      Curtir

    1. Olá Jaqueline. Não sei te dizer ao certo sobre esta área, pois não é minha área de atuação, mas JF tem muitos salões e clínicas de estética, acredito que deve ter mercado sim. Desculpe não poder ajudar nisso.
      Um abraço.

      Curtir

  19. Olha, muito bom! Enfim, moro em BH e recebi um convite de meu chefe para ir trabalhar em JF (sou de uma construtora). Tenho 2 filhos e 1 deles irá iniciar o 1o ano do 2o grau! Gostaria de indicação das melhores escolas, sejam particulares ou até mesmo se a militar, técnica ou outras, pois entra nesta fase de preparo de ENEM e gostaria de acertar na escolha para não haver a necessidade de trocar de escola. Qto a moradia, gostaria de uma casa com terreno maior, com área verde, qual o melhor bairro ou região assim? Pode me ajudar?

    Curtir

    1. Ola Claudia!
      Os melhores colégios de JF são o Santa Catarina, Jesuítas, João XXIII, apogeu e tem o colégio militar também.
      Para os bairros com áreas verdes, possivelmente Marilandia, Aeroporto e condomínios
      Um abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s