Para Refletir

Por que eu odeio a tag ‘Leia Mais’?

leia-mais

Pode parecer frescura, mas todo mundo tem suas manias na internet. Os blogs que mais gosta de seguir, uma sugestão que daria para uma blogueira famosa ou alguma coisa no layout dos outros que incomoda. Por isso hoje eu decidi vim aqui desabafar contar por que eu odeio tanto a tag ‘Leia Mais’ que muitos blogs utilizam.

Sei que odiar é uma palavra muito forte para este caso, mas eu realmente acabo deixando de visitar e seguir o blog quando preciso clicar em algum link para ler o post todo.

A tag ‘Leia Mais’ normalmente é usada em blogs que tem seus layouts muito pesados, que englobam muitos posts e assuntos diversificados ou que buscam por mais clicks de seus leitores, onde na maioria das vezes, a última opção é a principal.

Acontece que é super desconfortante (ao meu ver) para os leitores ter que entrar em cada post que quiser ler. Não é só uma questão de preguiça envolvida, porque se o leitor é fiel ao blog e gosta do que lê, ele vai entrar em cada post independente da preguiça que exista no mundo. Isso envolve muito mais coisas, como por exemplo o fato de não estarmos na época onde blog é a rede social do momento. O pessoal que não é blogueiro e consumidor assíduo deste tipo de veículo de comunicação quer uma coisa mais prática e rápida que dê pra ler no ônibus enquanto vai para o trabalho sem gastar todo o seu plano de dados em blogs pesados e que precisam de vários clicks, ou então querem conseguir ver tudo em um final de semana, quando a internet de casa dá aquela caída na velocidade porque tá todo mundo navegando o tempo todo.

E não é só esse tipo de desconforto, eu mesma gosto de dar aquela corrida de olho como um todo no blog parando pra ler o que acho interessante, depois voltar olhando tudo com calma ou ler só umas partes, comparar um post com outro… essas coisas!

Sempre penso que quanto mais simples e prático o layout do blog for, menos vai cansar o seu leitor e ele vai se sentir confortável em ler tudo (por maior que os textos sejam, como os meus). Por isso também não gosto de sites muito coloridos e com milhares de informações (já foi o tempo). O simples na internet (e não só aqui) é chic e valioso.

Bom, essa é a visão que tenho sobre o assunto. Respeito os que curtem, mas realmente não gosto desse tipo de layout e paro de seguir (ou entro menos vezes) um blog quando ele tem essa tag ‘Leia Mais’, aí acabo pensando que se eu penso desse jeito, muitos leitores podem pensar assim também. Temos que nos colocar no lugar dos nossos leitores algumas vezes. Fazemos o que gostamos, do nosso jeito, mas precisamos pensar que muitas pessoas admiram nosso trabalho e que agradá-las ás vezes faz parte do nosso papel.

Um grande beijo a todos, Carolina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s