Para Refletir

Outubro Rosa: o Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Mama

Outubro chegou e junto com ele um mar de laços rosas simbolizando o movimento internacional Outubro Rosa.

fullsizerender

O movimento surgiu na década de 90 nos EUA com o objetivo de conscientizar principalmente as mulheres à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês diversas ações são realizadas por hospitais parceiros, empresas e entidades afiliadas ao movimento em prol da conscientização e combate ao câncer de mama. Dentre estas ações estão palestras explicativas, passeatas com intuito de estimular mulheres de 40 a 69 anos a efetuarem exames preventivos e inúmeras mamografias distribuídas gratuitamente. A campanha também incentiva as mulheres a conhecerem suas próprias mamas e se atentar quando algo estiver diferente, com alterações suspeitas.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras e o que mais leva a morte. Mas com diagnóstico precoce e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura chegam em até 95%.

Por isso é tão importante que as mulheres realizem exames mamográficos com periodicidade anual a partir dos 40 anos.

Se você ainda não atingiu essa idade, informe suas amigas e conhecidas da importância do exame. Muitas pessoas ainda não o realizam por falta de informações simples, como por exemplo, com qual idade começar.

Aqui em casa somos parceiros e minha mãe é voluntária do hospital de câncer Ascomcer (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora). A instituição é a única filantrópica da região sem fins lucrativos e sobrevive com ajuda de voluntários e doações. Neste mês o Ascomcer promove a corrida solidária em homenagem ao Outubro Rosa, onde o valor de todas as inscrições vão para prevenções e tratamentos com câncer no hospital.

Resolvi abordar este assunto aqui no blog hoje pois o ser humano precisa ser mais humano com o próximo. Não é porque eu não faço parte do grupo de risco que não é meu dever alertar e ajudar as pessoas que possam estar precisando de mim.

Espero, de alguma forma, ter alertado alguém com este post e quem sabe também ter ajudado a salvar uma pessoa de um possível diagnóstico maligno.

Beijo a todos, Carolina.

Anúncios

2 comentários em “Outubro Rosa: o Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Mama

  1. Boa tarde, gostaria de obter os lacinhos rosa, depois que tive câncer de mama , iniciei um trabalho de conscientização em meu município.
    A Secretária de Saúde possui um momografo e não tem profissional habilitado para trabalhar.
    As milhares tem que ser removidas para diversas cidades com agendamentos, que leva de 3 a 8 meses.
    Fora que a viagem dura em torno de 3 horas, quando é próxima.
    e
    É gostaria de obter os laços, já confeccccionei mais 1000 laços em tecido e destruí para o comércio, salão de beleza mercados e todos pedem o de metal, obtendo alguns poderemos vender e reverte o dinheiro para entidades de acolhimento a mulheres e senhores , que hoje passam pelas situações iguais.
    Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Catia. Primeiramente te parabenizo por vencer essa luta contra o câncer e em seguida te parabenizo ainda mais por criar um projeto tão bacana e motivante quanto o seu.
      O broche eu ganhei da minha mãe que é voluntária do hospital de câncer aqui da minha cidade, mas eles obtiveram os broches pela internet.
      Não sei indicar um site específico para você comprar pela internet, mas se jogar no google tem inúmeras opções e modelos. Espero que consiga.
      Um abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s