Receitas

Granola Caseira Light

DSC09166

Há um tempo atrás minha nutricionista queria cortar a granola da minha dieta a todo custo e eu sou louca por granola com frutas e iogurte. Então fiz um “combinado” com ela de fazer minha própria granola com menor quantidade de mel, que era a maior preocupação dela.

DSC09169

Depois de tanto pesquisar receitas e versões de granolas caseiras, cheguei a minha receita que é bem diferente da industrializada: menos doce, mais leve e com meus cereais preferidos.

Aí vai a receita pra vocês!

DSC09124

INGREDIENTES:

  • 4 xícaras de aveia
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada
  • 1/4 de xícara de coco ralado (de preferência fresco)
  • 1/3 de xícara de azeite (ou óleo de coco)
  • 2 colheres de sopa de mel (se quiser mais doce, coloque mais mel)
  • 1/2 xícara de uva passas
  • 1 xícara de damascos
  • 3/4 de xícara de amêndoas
  • 1/2 xícara de castanha do Pará

 

PREPARO:

Misture a aveia, a linhaça e o coco ralado com o azeite e o mel. Depois disponha a mistura em uma fôrma grande onde você possa espalhar bastante, o máximo possível. Usei uma fôrma de pizza tamanho gigante.

DSC09127

Leve ao forno médio por aproximadamente 35 minutos, ou até que você veja que estão douradas e crocantes. É importante dar uma mexida na mistura no meio do tempo para que o fundo não se queime e a parte de cima fique murcha.

DSC09142

Enquanto a mistura com a aveia assa, pique os damascos em cubinhos pequenos, as amêndoas e a castanha do Pará.

Depois de assada, espere esfriar completamente e só depois misture com o damasco, uva passas, castanhas e amêndoas picadas.

Pronto! Sua granola caseira já está preparada para ser saboreada!

DSC09168

Alguns pontos que acho importante explicar é que:

  • Obviamente a granola caseira não é igual (nem de longe) a granola industrializada, o que, na minha opinião, eu acho incrível, pois não tem aqueles ingredientes misteriosos que dão durabilidade, conhecidos como conservantes e outros;
  • Usei pouco mel, pois era o ponto principal em que precisava diminuir, como comentei no início do post. Então minha granola não ficou tão docinha e grudadinha quanto as compradas prontas. Mas se você não tiver problema com o mel, pode colocar mais, pois quanto mais mel, mais docinha ela ficará;
  • O azeite não dá gosto, então não se preocupe com ele se não tiver óleo de coco;
  • Você pode variar as castanhas, uva passas e os demais ingredientes colocados depois de assar de acordo com o seu gosto.

DSC09123

  • Como sempre busco opções sem glúten e sem lactose por causa da intolerância da minha mãe, fui atrás de aveia sem glúten também. Não posso dizer que é fácil encontrar, porque na minha cidade eu só encontro em um lugar e o preço é bem alto. Custa em torno do dobro do preço da tradicional e vem menos da metade da quantidade, mas para quem ama granola e é intolerante, acho que vale a pena investir.

DSC09174

Preciso confessar a vocês que não pretendo comprar granola industrializada nunca mais. Sinceramente não pensei que daria tão certo e que o resultado ficaria tão gostoso quanto ficou. Estou comendo todos os dias de manhã e adorando cada vez mais. Já penso em outras possibilidades de sabores.

Que tal vocês também fazerem suas próprias granolas e deixar os industrializados de lado um pouco?! Me parece uma ótima pedida!

Espero que gostem, um abraço, C! – Enjoy the Party.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s