Receitas

Pão Sem Glúten

IMG_3601

Esta receita me foi muito solicitada e é por isso que venho aqui para postá-la com bastante entusiasmo.

Desde que comecei a postar as receitas sem glúten e sem lactose que costumamos consumir aqui em casa por conta da intolerância da minha mãe, várias pessoas vem se interessando ainda mais e me pedindo para postar coisas nutritivas, que mesmo sendo sem glúten e lactose, sejam saborosas e que dêem sensação de saciedade.

Este pão é uma ótima receita para vocês que tem sofrido na hora de comprar pães sem glúten, sem graça e caros. Vamos a receita:

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1/2 xícara de creme de milho (ou farinha de milho fina)
  • 1 colher se sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açucar
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de gergelim ou semente de abóbora
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de sopa de amaranto em flocos
  • 1 colher de sopa de chia
  • 2 ovos
  • 6 castanhas do Pará picadas
  • 1 colher de chá de melhorador de massa
  • 1/3 de xícara de óleo
  • 3/4 de xícara de água morna

PREPARO:

Misture todos os ingredientes secos no bowl da batedeira. Em uma vasília a parte, misture os ovos com o óleo. Coloque a mistura de ovos sobre os ingredientes secos e adicione a água morna. Bata na batedeira em velocidade mínima até que os ingredientes se misturem e depois suba para a velocidade máxima batendo por mais 3 minutos.

Unte e enfarinhe com a farinha de arroz uma forma de pão média.

IMG_3529

Transfira a massa para a forma preparada acertando toda a superfície com a ajuda de uma espátula ou colher. Se preciso, use óleo nas costas da colher para que a massa não agarre e você possa deixá-la como na foto abaixo.

IMG_3530

Deixe a massa crescer dentro da forma em um local fechado e abafado até dobrar de volume. Pré aqueça o forno a 230ºC e leve para assar por mais ou menos 30 minutos dependendo da potência do seu forno.

IMG_3592

Desenforme e espere até esfriar antes de cortar as fatias.

Sirva com geléias, manteiga, requeijão ou o que desejar.

IMG_3600

Este pão dura 5 dias fora da geladeira. Mas o ideal é manter sob refrigeração, já que ele não leva nenhum tipo de conservante e pode durar até 15 dias. Se preferirem, também podem congelá-lo depois de assado e fatiado que dura cerca de 3 meses.

Para consumi-lo estando na geladeira ou congelado, basta levar diretamente ao tostex e deixar até ficar levemente dourado e crocante, fica bem mais gostoso desta forma, inclusive.

Vocês também podem variar, substituindo a castanha do Pará por coco ralado, passas entre outros. É só deixar a criatividade fluir.

O que acharam? Garanto que vale a pena o “trabalho” de fazer o próprio pão, pois fica muito mais gostoso do que estes comprados prontos, sem contar que produtos feitos em casa são muito mais saudáveis.

Quem fizer me avisa pra eu saber se gostaram mesmo e marquem lá no INSTAGRAM (sigam aí @enjoy_the_party).

Beijos a todos, C! -Enjoy the Party.

 

Anúncios

10 comentários em “Pão Sem Glúten

  1. minha mãe tá tentando tirar o glúten, pois ela tem uma série de sintomas que se parecem muito com quem tem intolerância. Acontece, que ela acha muito difícil, porque querendo ou não, a maioria das coisas que consumimos tem o glúten ou as que não tem são receitas mais complicadas (de acordo com ela), mas suas receitas parecem muito tranquilas! vou mostrá-la! beijos

    Curtir

    1. Minha mãe apresentava enxaqueca crônica desde os 5 anos de idade e nenhum tratamento nunca adiantou pra ela, até que um médico resolveu cortar o glúten e a lactose (ao mesmo tempo). No início ela passou muitas dificuldades, principalmente pra comer fora e em eventos, onde quase tudo, se não tem o glúten, tem a lactose.
      Agora ela já se adaptou e eu fico de boca aberta com tamanha persistencia dela, afinal, já tem mais de um ano. Mas em contrapartida, suas dores de cabeça melhoraram e chegamos a conclusão de que era intolerância mesmo.
      Minha nutricionista, por outro lado, não quer que eu corte completamente estes elementos da minha alimentação. Ela diz que pra quem não tem intolerância, se você faz uma pausa, principalmente do glúten no organismo, depois o próprio corpo pode se tornar dependente a falta dele e você se tornar intolerante. Então eu consumo glúten, claro que menos que as outras pessoas pela dieta da minha mãe, mas não deixo de consumir. De repente é interessante para a sua mãe ir tirando aos poucos. É dificil e requer esforços, mas a qualidade de vida da minha mãe aumentou muito.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Pois é! Vou mostrar a ela teu relato! Pois tanto ela, quanto eu, apresentamos problemas neurológicos, mas desconfiamos que há alguma coisa aí! O dela é ainda mais “forte” que o meu…

        Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Erika.
      Não é a goma xantana não e é bem diferente, inclusive.
      O melhorador de massa é um produto que vc pode encontrar em lojas destinadas a panificação. Ele serve para melhorar o desenvolvimento da massa, da textura, do aroma e do sabor do pão. Quando se usa ele, você não precisa trabalhar tanto a massa para atingir o ponto ideal e atinge o tempo de fermentação da massa com mais rapidez.
      Já a goma xantana, é um aditivo que funciona como um emulsificante. Ela deixa a massa mais esponjosa e macia, mas não atua na preparação da massa.
      Em algumas receitas usamos um e em outras outro. Nessa não é possível substituir, infelizmente.
      Beijos.

      Curtir

      1. ahh sim! moro no interior de goias e quase não encontro esses produtos aqui!
        vce pode me indicar algum site online onde encontro?

        ah.. se não for pedir demais, qual o tamanho de suas formas de pao? no caso desta receita

        Obrgada pela atenção!!

        Curtir

      2. Oi Erika.
        Site online eu não conheço nenhum para te indicar, mas posso fazer uma pesquisa avançada pra você e ver qual site é confiável e faço um post depois.
        As medidas da forma que eu uso são:
        30 x 13 x 06
        Uma receita dá uma forma certinha dessa.
        Beijinhos.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s